sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Dicas para um ficwriter iniciante!

Olá leitores!
Eu venho aqui hoje com um post que (eu espero), poderá ser de muita utilidade tanto para os ficwriters iniciantes, quanto para os que escrevem há tempos. Em primeiro lugar, vamos começar bem do básico:

1. O que é um ficwriter?

Ficwriter é a pessoa que escreve fanfics, sendo que fanfics são estórias criadas por fãs de livros, sagas ou séries, que se passam em um universo alternativo, criando uma outra versão da história original. São mais conhecidas por serem postadas no N!F, ou no Social Spirit (que já foi Anime Spirit). A diferença básica entre esses dois é que o Spirit permite fanfics com atores/cantores/famosos reais, o Nyah! não. Eu, por exemplo, tenho conta nos dois sites, mas posto as minhas fanfics apenas no N!F, já que a maioria é da categoria Harry Potter, mas pretendo começar a posta-las no Spirit em breve.

 
2. Tipos de fanfics.
 
Para mim, isso foi bem complicado de entender, mas depois você se acostuma. Existem diversos tipos de fanfic, que podem implicar em tamanho, foco da fanfic, opção sexual dos protagonistas... Enfim, tudo em geral. Como existem muitos (e quando eu digo muitos, são muitos mesmo, algns nem eu sei) tipos, vou explicar apenas os mais usados.
 
Oneshot - Fanfic de apenas um capítulo, geralmente são usadas para momentos fofos, trágicos, inesquecíveis ou marcantes na vida do(s) protagonista(s).
 
Shortfic - Fanfic pequena. Contém geralmente de três a dez capítulos.
 
Longfic - Fanfic grande, mais de dez capítulos. Longs pedem muitos acontecimentos...
 
Yaoi - Fanfic em que os protagonistas, homens, tem um envolvimento amoroso. Traduzindo: é uma fanfic gay gente! E não, não estranhem, isso é absolutamente normal e há muitos leitores (a maioria até, eu acho) que gosta de um yaoi.
 
Yuri - Fanfic em que as protagonistas, mulheres, tem um envolvimento amoroso.
 
Hentai - Fanfic (pode ser um momento da fanfic também) que é focado em relações sexuais do casal. Eu sinceramente não me sinto a vontade lendo isso, mas falo novamente que, há muitos leitores que gostam.
 
 
3. Romance, açúcar na medida certa!
 
Se tem uma coisa que eu vejo as pessoas reclamando em romances, são os casos de: “Oi, como está? Bem, e você? Também, nossa você é lindo. Você também é linda. Te amo. Também.” Não! Não! Não!

Amor vem com confiança. E para se ter confiança, você tem que conhecer a pessoa. Não surge assim do nada. Isso vem se explicitando nos livros adultos e acho isso um ponto positivo. Você pode sim, conhecer a pessoa e achá-la bonita. Isso é atração e é totalmente aceitável. Mas amá-la só por lhe dar um beijo? Caro leitor, você está precisando de uma leve ajuda
 
Dê tempo para os seus personagens se conhecerem, dê tempo para eles saberem se essa é a pessoa que eles querem mesmo para a vida toda. Nessa hora eu lembro que, em uma relação, ninguém é cego. Existe uma diferença entre amor e obsessão.
 
 
 
4. Como classificar.
 
Tanto no N!F como no Spirit, pedem para você colocar a classificação indicativa e os avisos da sua fanfic. Mas o que é isso? Bom, a classificação indicativa serve para você indicar a idade apropriada para ler a sua fanfic, até por que se na sua fanfic tem estupro ou muita violência, você não vai colocar "Livre" na classificação indicativa.
 
Mas como eu classifico a minha fanfic?
 
Não é tão complicado quanto parece. Digamos que a sua fanfic contém apenas alguns xingamentos, ela pode ser classificada como +13. Se ela tem palavrões, xingamentos mais fortes, insinuação de sexo ou cenas de sexo com um linguajar aceitável, ela pode ser classificada como +16. Agora, você quer fazer uma fanfic Hentai, estupro, violência, mortes, etc? Sem problemas amigo, mas não se esqueça de classificar como +18.

 
 
5. Amor X Ódio.
 
Uma coisa que a maioria das fanfics tem? A velha, boa, e inevitavelmente chichê, relação amor x ódio. Principalmente nas fanfic de Harry Potter (principalmente em Jily e Dramione, também). O caso é que: em todas elas, os protagonistas se conhecem dizendo "eu te odeio", e no dia seguinte estão se beijando em um campo de margaridas!
 
Gente, entendam: não é assim que acontece. Se uma pessoa odeia a outra, ela tem que ter motivos para isso, e um bom motivo. Não adianta a amiga da Fulana perguntar por que ela odeia o Beltrano, e a Fulana dizer que o odeia por que ele derramou café nela sem querer, ou por que eles se esbarraram.
 
Um bom motivo é tudo. Segunda coisa: Inove! Faça um garoto arrogante e uma garota tímida, faça um garoto nerd e uma garota nerd... O importante é inovar! Não adianta você fazer uma Bad boy X Garota tímida e excluída (que por irônia do destino tem um milhão de admiradores), por que você vai encontrar 3678 fanfics iguais a sua. E o objetivo não é esse, certo? Sendo sua primeira fanfic ou não, todo mundo gosta de uma fanfic que se destaca!
 
Bom, por hoje é isso,
Vou ver se consigo fazer mais um post ainda hoje, mas não sei...
Em todo caso, podem falar comigo pelo Twitter ou Instagram.
 
Bjs <3


2 comentários:

  1. O correto é "orientação sexual". Por favor não use "opção sexual", pois você pode ofender ou magoar alguém. Espero ter ajudado, desculpa se te lhe incomodei. Apesar deste detalhe, eu achei seu post muito legal.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo post! Ele foi de grande ajuda para entender um pouco sobre esse mundo das fanfics kkkk.

    ResponderExcluir